segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Desafio n.º 6

Oficina 6
1.      Aquecimento:
Ø  A dieta para poema: Para proceder ao emagrecimento de um poema, deve tirar, de um dado poema, outro poema mais curto, por exemplo de um soneto, um haiku (cf. Oficina 5), e, para isso, não se devem utilizar no haiku outras palavras que não sejam as do poema-fonte, só que com alteração da ordem e pontuação. Para ser rigoroso, não se devia poder modificar a forma das palavras. Mas pode haver tolerância nesse parâmetro.


2.      Ritmos e ruídos:
Ø  Bacibaba palavra bacibab confere ao desafio o seu nome: ba-ci-ba-b
Os primeiros e terceiros pedaços desta decomposição relembram a palavra baixo; o segundo cima e o último nada.
Um bacibab com a palavra bacibab será um texto recheado de palavras com as sílabas cima e baixo. É destinado a ser lido a duas vozes, ou mais, que se repartem as sílabas.
Ex.: Um sinal ambíguo bafejou a sina do batel


3.      Gourmet:
Rodízio à rotina
Ø  Sobre uma faceta da tua rotina, procura fazer uma lista exaustiva de palavras e sentidos associados. Trata-se de desvendar o real, de o decompor e fazer linguagem do que nós reconhecemos como próprio da sua profusão. A surpresa é que, ao abrir esse alçapão de nomes, por um lado, demarcamos o nosso território pessoal, e, por outro, as palavras reunidas refazem uma história nova, e para além da acumulação, motivam a gestação de um sentido oculto. Tem um efeito desestabilizador e milagroso.
Assim, a simples lista dos ruídos do quotidiano à nossa volta vai multiplica-los até ao mais ínfimo. Os temas mais simples como a meteorologia, as luzes, a música em diferentes espaços, os objetos da minha secretária, etc., podem proporcionar resultados surpreendentes pela acumulação. Podem gerar então rodízios diferentes consoante os temas escolhidos
Ex.: Inspiração de G. Perec

Notas breves sobre os objetos que estão em cima da minha mesa de trabalho
Há muitos objetos em cima da minha mesa de trabalho. O Mais antigo é sem dúvida a minha caneta; o mais recente é um pequeno cinzeiro redondo que comprei na semana passada; é em cerâmica branca e a sua decoração representa o monumento aos mártires de Beirute…  



Sem comentários:

Enviar um comentário