sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Desafio n.º 4

1.      Aquecimento:
Ø  O Código de estrada: A poesia permite-nos (re) visualizar a sociedade de sinais em que vivemos, basta para isso agarrar um desses sinais e legendá-la de forma criativa. Lembrei-me que os que têm mais visibilidade são os de trânsito mas podes recorrer a outros.


Caminhar dispõe bem e faz crescer

2.      Ritmos e ruídos:
Ø  Boneco de neve: o poema Boneco de neve tem uma extensão n, ficando a teu critério, com o primeiro verso constituído por um número mínimo de letras, o segundo com mais uma, o terceiro com outra, etc. Até ao enésimo verso com n letras. Podes deixar derreter o boneco ao sol… com o procedimento inverso.

3.      Gourmet:
Ø  A face escondida da lua: descobre a poesia de um corredor, um pormenor de edifício, a graça de uma planta… Fotografa espaços e legenda-os com uma sentença poética/ por relevar uma face escondida; um pormenor desapercebido; um ângulo inovador; etc. Se incidir sobre espaços do Colégio, poderá ser reaproveitado para A Festa da Poesia em Março.
Ø  Master Chief: Pequenas receitas de utilização da vida corrente: sequências banais da vida corrente, descritas com a precisão de um modo de utilização, vão transformar esses gestos de todos os dias num conto fantástico.
o   Focagem: antes de desenvolver um ou dois desses modos de utilização, faz-se um inventário daquilo que poderá prestar-se a tal:
Modo de utilização do autocarro;
Modo de utilização do refeitório;
Modo de utilização para a festa em casa;
Modo de utilização de uma paragem;
Etc.
o   Efeito-Surpresa: é importante que surja algo inesperado:
Modo de utilização do sorriso;
Modo de utilização da simpatia;
Etc.
o   Compor texto colando rubrica A poesia dos espaços com Pequenas receitas de utilização da vida corrente.
Ex. Instruções para subir escadas – J- Cortazar
o   As escadas sobem-se de frente pois para trás ou de lado não é propriamente cómodo. A atitude mais natural a adotar é de pé, braços caídos, ...



Votos de muita escrita para 2012,
Paulo Pereira.





Nota: Tragam os trabalhos imprimidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário