quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Desafio n.º 5


1.      Aquecimento:
Ø  Lipoaspiração: escrever um texto com proibição de usar uma letra à escolha. Com o mesmo fim, podem proibir-se uma palavra com uso mais frequente, como ser, estar, etc.

2.      Ritmos e ruídos:
Ø  Sushi: A literatura japonesa desenvolveu uma forma poética reconhecida internacionalmente – o Haiku. Com três versos, o primeiro e terceiro heptassílabos (7) e o segundo pentassílabo (5), procura apreender a ligeireza e simplicidade de um momento puro de comunhão com a natureza.

Na casinha adormecida,
Escuto a chuva
Com o gato no meu colo.

3.      Gourmet:
Ø  Metro: No espaço da página branca, no espaço do vazio espacial, passando pelos espaços revisitados por ti todos os dias a determinadas horas, examina a tua relação ao espaço em todas as dimensões e como essa comunicação pode variar consoante a hora do dia ou noite. Num espaço, apontar o que se vê, o que se passa. Sabemos ver o que se passa? Alguma coisa é surpreendente? Nada nos surpreende. Não sabemos ver… Aplicar-se. Tomar o tempo.
A dimensão espacial da nossa existência, e para auxiliar com a escrita, proponho que inicies todas as frases/versos com a expressão A hora de… ou A hora em que… Não precisas de pensar antecipadamente, é com a dinâmica da escrita que vai nascer a imagem. O fio da meada é conferido pela passagem cronológica do dia. Podes também optar por evocar outros espaços como unidade, por exemplo, espaços exteriores, espaços públicos, espaços privados, virtuais, etc.
Não precisas de estar com grandes descrições, é só o que a frase/verso consegue agarrar e o andamento global decorre da mudança de verso.

http://1.bp.blogspot.com/-M2vRk5-MNNM/TeVKqtmT10I/AAAAAAAADlc/g8gtQeA8JNU/s1600/O_vazio_de_mim.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário